quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Quanto realmente custa um Galaxy Tab no Brasil?

Saiba quanto você vai pagar para ter o Galaxy Tab ao final de um ano de contrato com as operadoras.

Após muita espera e uma dúzia de possíveis configurações que seriam aplicadas na estrutura do Galaxy Tab, o slate da Samsung finalmente desembarcou em terras brasileiras. Sendo vendido por preços que variam entre 599 e 2700 reais, o aparelho é o primeiro grande concorrente do iPad a ser lançado por aqui (antes mesmo do produto da Apple aparecer oficialmente).
Mas você sabe quanto realmente custa um Galaxy Tab no Brasil? A pergunta é feita porque muitos se esquecem de avaliar o quanto cada plano reflete nos descontos oferecidos pelas operadoras na hora da compra. Por isso, o Magneto News preparou um artigo com a realidade que há por trás das promoções com descontos no preço do aparelho.
Os preços do Galaxy Tab e dos planos listados neste artigo foram conseguidos com as assessorias de imprensa das operadoras, sendo, portanto, de responsabilidade delas. Vale lembrar que pode haver pequenas variações nos valores, pois aqui eles estão cotados de acordo com o mercado de São Paulo.
Aqui estão os preços conseguidos com as seguintes empresas de telefonia: Vivo, Claro e TIM. Segundo a assessoria da Oi, a operadora vai disponibilizar, nos próximos dias, o Samsung  Galaxy Tab em algumas franquias selecionadas.

A fórmula de avaliação

Para compor os preços finais dos aparelhos, a fórmula utilizada pelo Magneto News foi: preço do aparelho à vista + preço de 12 mensalidades somadas. Essas mensalidades ainda podem ser divididas entre vários tipos de planos de dados e voz.
Afim de comparar os preços para facilitar a decisão dos usuários, foram utilizados apenas os valores do planos mais extremos de cada operadora. Caso queira, você poderá encontrar planos intermediários que podem se adequar melhor às suas necessidades e ao seu bolso em todas elas.

Google +1: revelada imagem da nova rede social da Google

Serviço já é apontando por muitos como maior aposta da empresa para concorrer com Facebook e Twitter.

Você já leu sobre o Google +1 no Baixaki, porém, a única coisa que se sabia até então era que ele contaria com uma função semelhante aos botões “Retweet” do Twitter e “Curtir” do Facebook. Sua função principal seria o compartilhamento rápido de notícias e informações pela web.
Ele já foi chamado de “Google me”, de “Emerald Sea” e agora parece que a alcunha “Google +1” – que tem tudo a ver com o objetivo da nova rede – foi escolhida como definitiva para batizar o projeto.
O site TechCrunch teve acesso a uma tela do Google +1, divulgada “acidentalmente” pela empresa. A imagem mostra que o serviço de compartilhamento funciona através de um botão adicionado à barra de ferramentas do site (no caso, Google Notícias), além de um contador que deve exibir o número de vezes que a página foi compartilhada.
O que atiça ainda mais a mente dos curiosos e entusiastas por novidades da web é a presença da palavra “Confidential” ao lado do novo recurso. Enfim, o que nos resta é aguardar por novas notícias e informações a respeito do Google +1.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Hackers modificam máquina de escrever para receber Twitter

A equipe da oomlout, uma empresa britânica especializada na venda de peças e kits para entusiastas da eletrônica, gosta tanto do Twitter que desenvolveu um meio inusitado para ficar a par de tudo o que é dito na rede social: conectou à internet uma máquina de escrever elétrica, que transcreve automaticamente em papel sulfite, em duas vias com papel carbono, todas as mensagens.
A “TwypWriter”, como foi chamada, usa uma máquina de escrever Smith Corona modelo XL 2700 ligada a uma placa Arduino, muito popular entre os “hobbystas” por seu baixo custo, expansibilidade e mentalidade Open Source. A placa, por sua vez, foi ligada a uma interface de rede e esta à internet.
Um software rodando na Arduino monitora constantemente o Twitter em busca de mensagens que contenham uma “hashtag” (nome dado às palavras-chave usadas pelos usuários) específica, como “#haiku”. A máquina recebe o texto através de uma interface serial e o transcreve para o papel.
Infelizmente, os hackers não documentaram a interface entre a Arduino e a máquina de escrever, embora tenham liberado o código-fonte do software na página oficial do projeto.

Microsoft lança desafio verde e oferece prêmio de US$10 mil

Depois das 8 refeições de US$0,14 oferecidas aos necessitados a cada download do navegador Internet Explorer 8, chega a vez da Microsoft atacar o lado “verde” do altruísmo. A empresa anunciou um prêmio de US$10 mil para os dois vencedores do concurso Will Code for Green.


De acordo com o site The Register o prêmio será dado aos desenvolvedores dos melhores aplicativos web com o tema “economia ou ecologia”. Todos os aplicativos deverão utilizar o Bing, e estar em conformidade com sua API.


O desafio seria uma estratégia para trazer de volta os desenvolvedores e usuários que rumaram para os navegadores Chrome, Firefox ou Safari ou para os ambientes Google e Yahoo!, noticiou o site Big mouth media.


Se escolher a categoria economia, o aplicativo feito pelo desenvolvedor deverá fornecer ferramentas e informações para a pergunta “Como lidar com o agravamento da economia global?”. Se optar por ecologia, a pergunta será “Como tomar medidas para melhorar a ecologia (sic) do planeta Terra?”.


Os interessados devem acessar o site oficial do desafio, encontrado no endereço willcodeforgreen.gnomedex.com. Aplicativos poderão ser enviados até o dia 12 de agosto desse ano, e o resultado será divulgado na conferência Gnomedex.com, que acontecerá em 20 de agosto de 2009.


A Geek lembra que, em português, ecologia é o estudo do meio ambiente (do grego oikos, casa, e logos, estudo – pt.wikipedia.org/wiki/Ecologia), portanto uma expressão melhor para substituir “melhorar a ecologia” poderia ser “contribuir para a defesa do meio ambiente”.

SanDisk lançará cartão SDHC de 32 GB mais rápido do mundo

O novo cartão SDHC SanDisk Extreme tem versões em 4/8/16/32 GB e velocidades de até 30 MB/s. A versão com maior capacidade é o cartão SDHC de 32 GB mais rápido do mundo, diz a empresa.
Eles foram projetados para vídeo em HD e são comercializados com os MacBooks Pro em mente, já que os novos laptops da Apple finalmente (finalmente!) têm entradas para cartões SD. 30 MB/s é rápido o suficiente para inicializar um sistema operacional confortavelmente a partir do cartão, o que já sabemos que é possível. E com as novas DSLRs capazes de gravar vídeo em HD, mais espaço e maiores velocidades podem ser bem úteis para fotógrafos. Os cartões serão lançados em agosto, por preços ainda não revelados.

Notebook resistente a pisada de Elefante chega ao Brasil por R$ 10 mil

Duros na queda' atenderão nicho de mercado pouco explorado no país. 
Investimento inicial será na formação de rede distribuidora e revendas. 


A Panasonic apresentou nesta terça-feira (7) sua linha de computadores portáteis robustecidos e iníciou as operações do segmento no Brasil. 


A empresa pretende desenvolver e atender um nicho de mercado pouco explorado no País. São clientes que usam notebooks em obras de infraestrutura, plataformas de petróleo, indústria pesadas e serviços de segurança pública que precisam de um equipamento bastante resistente. 


O foco inicial da Panasonic será na formação da estrutura de vendas, que reúne distribuidor especializado, revendas e integradores de soluções. Há uma preocupação em fornecer, também, um forte suporte pós-venda e assistência técnica "on-site". 


Os notebooks da linha Toughbook que estão disponíveis no Brasil são voltados a quatro principais necessidades: totalmente robustos; uso em áreas restritas; semirrobustos e os robustecidos 

   Totalmente robustos 
Os equipamentos desta categoria atendem às normas miliatres (MIL-810-G) e são classificados de acordo com os padrões internacionais de proteção contra entrada (IP) . 

Os modelos que ganharam essa classificação foram o Toughbook 19, U1 Ultra e o Toughbook 31. Este com proteção contra choques e quedas de até 1,80m, webcam integrada, tela de 13,1 polegadas sensível ao toque, processador Intel i3 ou i5, Windows 7, memória RAM mínima de 2 GB, disco rígido de 160 GB ou 250 GB montado sobre amortecedores e com desengate rápido (SSD de 256 GB é opcional) e bateria com até 11 horas de duração. 
Robustecido 
   Na linha H1, tablet robustecido para área médica, existem duas versões: Health, um assistente clínico móvel que projetado para atender os profissionais da área de saúde que permite a higienização do aparelho. Inclusive, vem com um software que informa qual área da tela já foi limpa e qual não e suporta quedas de até 90cm. Outro, o Field, é para uso em campo e possui duas baterias que podem ser trocadas em operação e garantem cerca de 6h em operação. Esse modelo utiliza o processador Atom Z540 da Intel, vem com 2 GB de RAM disco sólido de 64 GB numa tela de 10,4 polegadas sensível ao toque. 


Semirrobusto 
Nessa linha, uma alternativa mais confiável do computador de mesa, é oferecido o modelo Toughbook 52, com configurações que vão até um processador Intel i5-540M, 8 GB de RAM, HD de 250 GB, Wi-Fi, leitor de DVD e de cartão de memória e autonomia de até 9 horas de uso com a bateria de longa duração de 7800mAh. 

Fabricação 
Os portáteis da linha Toughbook são totalmente desenvolvidos em fábrica própria da Panasonic em Kobe, no Japão, com certificação ISO-9001 e ISO-14001. A exceção fica para os componentes como o processador, da Intel e dos díscos rígidos, dos principais fabricantes. 

Custo 
Apesar de todo o revistimento que garante a robustez do aparelho, os modelos Toughbook são um dos mais leves do seu segmento e seu custo pode variar de R$ 10 mil a R$ 25 mil, de acordo com o modelo e configuração escolhidos pelo cliente. A comecialização será feita através de um distribuidor autorizado.


Novo malware se espalha via Twitter

Se você começar a ver links do Goog.gl (o redutor de URLs do Google) em seu Twitter, não clique em nenhum deles. Se você clicar em um destes links, você será direcionado para sites maliciosos e terá seu computador infectado. 
Nas últimas horas, um grande número de mensagens no Twitter exibindo apenas o link “goo.gl/R7f68” começaram a aparecer no popular serviço de microblogs. 
O malware também está criando diversas contas no serviço, que serão usadas para envio de spam e para espalhar mais links maliciosos. 
Para saber se as URLs por trás destes links reduzidos são reais ou não, você pode usar esta ferramenta. 

PlayStation 3: Firmware 3.55 é lançada - correções para Jailbreak Downgrade

A Sony acaba de anunciar que lançou uma nova versão de firmware para o console PlayStation 3, levando o seu software para versão 3.55, que atualiza as medidas de segurança e, muito provavelmente, as correções a recente possibilidade de Downgrade da firmware que foi descoberto pelos fabricantes do dispositivo Jailbreak para o PlayStation 3. 


Sony foi extremamente enigmática sobre o que a nova versão do firmware realmente faz, limitando-se a dizer que "Esta é uma pequena atualização que adiciona um patch de segurança", no site oficial do PlayStation Blog. 


Embora a empresa não admita qualquer coisa sobre a tentativa de combater o progresso do novo jailbreak, parece que a nova atualização efetivamente matou a brecha na segurança do PlayStation 3 que permitia aos hackers executar downgrade da firmware do console para uma versão anterior. 


Para aqueles não familiarizados com o escândalo hacking envolvendo o Playstation 3, parece que a versão da firmware 3,41 e edições anteriores, permitia colocar o console em um modo de serviço em que se pode jogar backups de jogos a partir de dispositivos de armazenamento externo, deixando efetivamente a porta aberta para os piratas para jogar cópias ilegais no console da Sony. 


A empresa japonesa não quer nada com isso, e lançou duas novas firmwares, 3,42 e 3,50 , que, além de adicionar alguns recursos, matou as brechas que permitiam o PlayStation 3 ser colocado em modo de serviço por hackers . 


Isso parecia ser o fim de tudo, até recentemente, quando os criadores do original dispositivo jailbreak PlayStation 3, PSJailbreak, revelou que eles tinham realizado com sucesso a façanha de fazer o downgrade da firmware do PS3 3,50-3,41. 


Isso significava que qualquer console, não importa a firmware, poderia ter seu software revertido, e era suscetível de ser hackeado e rodar jogos ilegais. 


Agora, a nova firmware 3,55 foi lançada, e já estão chegando relatórios que diz ter matado a possibilidade de downgrade da firmware para uma versão anterior. 


Não se esqueça que esta atualização é obrigatória se você quiser acessar todos os recursos online, como o PlayStation Network ou PlayStation Store, por isso estejam preparados para enfrentar outro processo de atualização no seu PS3.

domingo, 5 de dezembro de 2010

NVIDIA diz que celulares com Dual Core já são coisa do passado


A líder mundial em processadores gráficos anunciou esta semana que acredita em um futuro dominado por celulares com velocidades de processamento inimagináveis.
Apresentado ao público este ano e, mesmo antes de chegar ao mercado, o Tegra2 já está com os dias contados: a NVIDIA estaria preparando o lançamento do Tegra3 para o ano que vem, além de já ter o Tegra4 em pleno desenvolvimento. Este último contaria com processador Quad-Core, representando uma grande evolução no mercado de smartphones.
Segundo relatório apresentado esta semana pela empresa, processadores multicore são de extrema importância para o bom funcionamento de aparelhos celulares, melhorando o desempenho em funções como multitarefa e visualização de vídeos.
Rumores apontam o lançamento do Tegra4 com sistema Quad Core para o final de 2011. Entretanto, a NVIDIA não deixa nada claro a respeito de suas pretensões de levar aparelhos com o processador ultraveloz às lojas.

Computadores do futuro irão esbanjar hologramas e versatilidade

Como serão os computadores daqui a dez anos? Conheça o Nextep, o protótipo que apresenta possíveis tendências para a próxima geração de equipamentos portáteis.
No mundo da tecnologia, o futuro já chegou? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao ver as incríveis e fantásticas novidades que surgem a cada dia. E você, como imagina que serão os computadores da próxima década? Menores, mais potentes e infinitamente inteligentes?
Se no início dos anos 2000 os PCs ainda eram grandes e lentos em comparação com os atuais, o que esperar da próxima geração de equipamentos? Enquanto a indústria de tecnologia avança a passos largos nessa direção, muita gente deixa a imaginação fluir e cria seus próprios modelos baseado na mais pura especulação.
O futuro no seu pulsoEntre essas tentativas de imaginar o futuro está o Nextep, o computador que você veste. Isso mesmo! Ao invés de carregá-lo em mochilas ou em seu bolso, o protótipo desenvolvido pelo designer japonês Hiromi Kiriki para a Sony encaixa-se no corpo humano da mesma forma que um relógio de pulso que, segundo ele, deve ser a cara dos computadores em 2020.
Fonte: Yanko Design
Além da flexibilidade, a imagem apresentada por Kiriki traz outras grandes novidades que realmente podem ser vistas como os próximos passos a serem dados pela próxima geração de equipamentos portáteis.
O primeiro grande ponto é a tela sensível ao toque (touchscreen) em OLED. Com isso, a qualidade das imagens é surpreendente chegando a ser de 3 a 4 vezes melhores do que as encontradas em painéis LED atuais.
Fonte: Yanko Design
Mas essa não é a única grande vantagem. Além de a qualidade da exibição ser muito melhor do que os equipamentos atuais, seu uso será muito mais prático. Como o OLED é flexível,  a utilização do computador como pulseira seja possível.
Fonte: Yanko Design
Outra grande novidade apresentada no Nextep é a existência de um projetor holográfico. Se a tela não é o suficiente para você, que tal exibir tudo na parede de sua casa ou em outro lugar mais confortável?
Segundo o que é proposto pelo modelo, o usuário pode projetar as imagens de maneira simples e prática em qualquer superfície plana, seja com ele “vestido” ou aberto. Além disso, o aparelho traz um teclado retrátil para tornar a digitação mais fácil.
Esse é o futuro?
É possível prever como será o mundo daqui a dez anos, principalmente em uma área tão mutável quanto a da tecnologia. Apesar disso, as propostas oferecidas pelo Nextep são um tanto quanto plausíveis, já que apenas refletem algumas tendências encontradas hoje.
No ano passado, a própria Sony mostrou ao mundo sua tela OLED flexível. Em dez anos, é totalmente possível que esse tipo de tecnologia seja acessível ao ponto de tornar-se padrão em computadores portáteis.
Fonte: Yanko Design
O mesmo acontece com projeções holográficas, que já são vistas como uma espécie de tendência para o futuro. Se antes elas eram consideradas como elementos de filmes de ficção científica, hoje são o próximo passo a ser dado.
E para você, qual o futuro dos computadores? Como eles serão daqui a 20 anos? O Nextep é realmente possível? Conte nos comentários como você imagina a tecnologia de 2020!

Holograma possibilita comunicação em tempo real


Holografia em 3D de modo simples, esse é o projeto da Universidade do Arizona.
A ideia parece ter saído diretamente dos clássicos da ficção científica e, de acordo com seus desenvolvedores, necessita de apenas algumas câmeras simples e uma boa conexão com a internet para funcionar efetivamente. Assim uma reunião poderia rolar com projeções em três dimensões de seus participantes, mesmo que eles estivessem a quilômetros de distância um do outro.
A projeção é feita em tempo real e dispensa o uso de óculos especiais. A nova tecnologia utiliza um sistema a laser que analisa os vídeos recebidos de câmeras que filmam vários ângulos de uma pessoa, e “monta” a imagem 3D. O resultado é muito parecido com o que se viu em filmes como "Guerra nas Estrelas".
O professor Pierre-Alexandre Blanche, um dos pesquisadores envolvidos com o estudo realizado na Universidade do Arizona, acredita que o que mais possibilita esta tecnologia é uma tela especial composta por um novo material que reflete luz e permite a atualização rápida do holograma a cada dois segundos.
A utilidade de um sistema de telepresença holográfica já conquistou muitas megacorporações que veem nesta tecnologia uma possibilidade de redução de custos com viagens de seus funcionários para encontros e reuniões. Mas mesmo com toda a empolgação, ainda é necessário aguardar alguns anos para que a nova tecnologia esteja disponível no mercado.


Celular-relógio conceitual utiliza hologramas 3D

Celulares de pulso já existem, como o modelo GD 910 da LG, que é um aparelho que traz todas as características de um telefone móvel de ponta, mas fica grudado no seu braço. Um conceito totalmente diferente dos demais e que deixa qualquer um de olho em como tudo funciona.
Porém se o celular da LG não deixou você muito empolgado, apesar de ser uma ideia interessante, esta novidade certamente vai chamar sai atenção: um celular-relógio que utiliza hologramas em 3D.
O conceito
Esta belezinha foi carinhosamente batizada de “Dew” e é muito mais do que um aparelho, trata-se de uma forma de combinar beleza e estilo com tecnologia de ponta. Criado por Mac Funamizu, designer de produtos sul-coreano, o aparelho tem como objetivo ser usado como um dispositivo de comunicação, assim como já utilizamos os smartphones e outros eletrônicos do gênero.
Imagem: Mac Funamizu
Entretanto, o que chama a atenção no Dew é a forma com que ele pretende trabalhar. O aparelho será composto de apenas um botão central, nada mais do que uma “bolinha” que se movimenta e controla as funções do sistema.
Essa bolinha funciona como um cursor de mouse, que vai comandar as seleções que você fará na “tela”, se é que podemos chamá-la assim. O fato é que a principal inovação do Dew é a formação de imagens holográficas em três dimensões, que funcionam como um visor para as atividades executadas no sistema.
O conceito apresenta uma “projeção” para você ler emails fora do celular, acessar opções do sistema e muito mais. Pelas imagens do projeto, isso representa conforto na hora de visualizar as informações, uma vez que a tela não fica limitada ao tamanho do aparelho.
Imagem: Mac Funamizu 
Também significa que o Dew pode ser menor do que o que se vê por aí, uma vez que a visualização não depende da tela no aparelho. É devido a isso que o design também se destaca e pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo aquelas com pulso menor, como as mulheres.
Imagem: Mac Funamizu
Infelizmente o Dew é apenas um conceito, ou seja, não é feito para vendas ou para uso do público em geral. Entretanto, vale a pena conferir que o holograma ainda é uma forma de visualização de imagens que povoa a cabeça daqueles apaixonados por tecnologia.
Mas a pergunta que não quer calar é: você compraria um destes, caso estivesse à venda no Brasil?

Abelhas resolvem dilema da computação

Com um cérebro do tamanho de uma cabeça de alfinete, as abelhas resolvem rapidamente um problema matemático que deixa os supercomputadores ocupados por dias. 
Problema do Caixeiro-viajante
Imagine uma cena que acontece todos os dias: um vendedor deve percorrer várias cidades e gostaria de saber o caminho mais curto que lhe permita visitar todas.
O problema é velho conhecido dos matemáticos e dos cientistas da computação, tão conhecido que é chamado de Problema do Caixeiro-viajante - caixeiros-viajantes eram pessoas que antigamente saíam vendendo badulaques pelas cidadezinhas do interior.
O fato é que não existe um algoritmo eficiente para resolver o problema. Mesmo os grandes supercomputadores podem ficar ocupados por dias tentando achar a solução para um número relativamente pequeno de cidades - isto porque ele precisa comparar todas as combinações possíveis de rotas.
Circuito neural mínimo
Mas a equipe do professor Lars Chittka, da Universidade de Londres, na Inglaterra, descobriu que as abelhas encontram a solução para o problema sem precisar de supercomputadores - e tendo um cérebro pouco maior do que a cabeça de um alfinete.
Abelhas não vendem badulaques por aí, mas elas precisam achar a rota mais eficiente para visitar diversas flores.
"As abelhas têm que associar centenas de flores de uma maneira que minimize a distância da viagem e, em seguida, encontrar de forma confiável o caminho de casa - não é uma façanha trivial se você tiver um cérebro do tamanho de uma cabeça de alfinete," diz Chittka.
Ao estudar como as abelhas fazem, os cientistas conseguiram identificar o circuito neural mínimo necessário para a solução de problemas complexos.
Da Internet ao trânsito
Chittka e seus colegas usaram flores artificiais controladas pelo computador para verificar se as abelhas iriam seguir uma rota definida pela ordem em que elas descobriram as flores ou se iriam procurar a rota mais curta.
Eles se espantaram ao ver que, depois de explorar a localização das diversas flores, as abelhas aprenderam rapidamente a fazer o percurso mais curto possível. A parte mais difícil da pesquisa foi ficar esperando o computador calcular o menor caminho possível, para checar se as abelhas estavam certas.
A descoberta tem uma ampla gama de aplicações - da entrega de pacotes de dados na Internet e de pacotes reais pelos Correios, até a eliminação de engarrafamentos nas cidades, apenas para citar alguns.
E, compreendendo como as abelhas podem resolver um problema que para os humanos se tornou um dilema, mesmo tendo um cérebro tão pequeno, poderemos melhorar nossas capacidades de administração de nossas necessidades diárias sem depender de computadores superpoderosos o tempo todo.

Brasileiros criam protocolo para interpretar pensamentos

Os cientistas da Unicamp desenvolveram um protocolo que facilita a interpretação dos sinais cerebrais lidos pelas interfaces cérebro-máquina, facilitando o controle de vários tipos de equipamentos.[Imagem: Unicamp]
Protocolo cerebral
O que era considerado ficção científica há pouco tempo, hoje é realidade: na verdade, muita ficção científica começa a ser deixada para trás.
As interfaces cérebro-máquina são exemplo desse avanço. Mas a comunicação com cada uma dessas interfaces é um processo trabalhoso e demorado.
Agora, o professor Paulo Victor de Oliveira Miguel, do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), desenvolveu um protocolo de comunicação, denominado "Ecolig", que vai permitir que      praticamente qualquer aparelho eletroeletrônico seja controlado com o pensamento.
Este avanço, na opinião de Miguel, significará a inclusão de pessoas com dificuldades de acessibilidade de naturezas variadas.
A pesquisa teve como objetivo a criação de um tipo de comunicação diferente do que foi desenvolvido até o momento, principalmente quando se altera a característica servo-mecânica, ou seja, o aparelho a ser controlado.
Adeus aos teclados
A interação que existe entre a pessoa e o computador ou um aparelho celular passa, atualmente, pelo mouse e pelo teclado, por meio da digitação, seja através das teclas ou pela tecnologia de toque.
"Esse é só um exemplo de como temos uma dificuldade enorme hoje para continuar interagindo com dispositivos eletroeletrônicos", diz Miguel.
O foco principal e básico foi melhorar essa interação - eliminando o mouse e o teclado e passando o controle para as ondas cerebrais.
Um benefício imediato será o combate às lesões por esforço repetitivo, uma vez que os membros do corpo não serão mais utilizados como extensões servo-mecânicas para o controle ou a transmissão de informações para celulares, computadores e outros equipamentos.

Interface com nanodispositivos
Outro benefício imediato será o avanço significativo na interação dos dispositivos do tipo nano e microeletrônicos, que exigem uma interface mais adequada à sua miniaturização.
De acordo com Miguel, juntamente com o avanço da tecnologia, esta será uma mudança muito evidente nos próximos anos. "O investimento em micro e nanotecnologia revela claramente que não há como conectar teclado e mouse em algo que não se vê", afirmou o pesquisador.
Os nanorrobôs e outros dispositivos pequenos precisarão de um sistema de comunicação diferente, tanto do ponto de vista conceitual e técnico quanto de topologias de rede e estrutura de comunicação com vários desses dispositivos.
Na opinião de Miguel, essa é uma migração para uma área que está muito próxima da biologia, na qual cria-se um sistema de comunicação com colônias, sejam elas do tipo animal, biológico, celular ou bacteriana.
Protocolo para ondas cerebrais
No que se refere às tecnologias "próximas aos olhos", prosseguiu o pesquisador, o protocolo permitirá que computadores e celulares, por exemplo, sejam utilizados em óculos especiais, com menor complexidade de fabricação, menor consumo de energia e com menos lixo eletrônico a ser tratado quando forem substituídos.
O mesmo se aplica aos dispositivos relacionados com a visão ampliada, onde as seleções de controles e informações podem acontecer mais rapidamente e com novos recursos.
O conceito principal envolvido em todo esse processo das interfaces , ou cérebro-máquina, é muito parecido com a tecnologia desenvolvida para o eletroencefalograma.
Os sinais cerebrais são utilizados da mesma forma, só que nessa pesquisa foi desenvolvido um protocolo.
A partir de um aparente ruído, cujo sinal tem para o médico uma interpretação analógica - ele analisa o comportamento, verifica anormalidades e sinaliza o tipo de procedimento a ser adotado - foi realizado um procedimento um pouco diferente. Foi criada uma linguagem em cima dele.
"Isso é exatamente como se a pessoa estivesse usando uma coisa que ela sempre teve, que é a atividade cerebral, captada a partir de um simples contato com alguns sensores sobre o cabelo, para posteriormente entender um código. Constantemente estamos produzindo esses sinais que não estão sendo usados. O objetivo é fazer com que a pessoa possa controlar esse sinal de uma forma que ele emita uma certa linguagem", observou o cientista da computação.
Protocolo semiótico
Segundo Gilmar Barreto, orientador do trabalho, um grupo de pessoas que pode se beneficiar desta tecnologia é o de tetraplégicos.
A aplicação desse protocolo de comunicação é ilimitada e ultrapassa a ficção científica, garantiu o docente. "A maneira das pessoas entenderem mais facilmente como ele funciona é observando o aparelho que realiza o exame de eletroencefalograma. Hoje já existem interfaces como a utilizada pelo Paulo Victor, que são sem fio e sem utilização de gel condutor. Mas esse não é o final da história. Ainda vai evoluir muito. As pessoas poderão interagir com a televisão, acender e apagar as luzes, ligar e desligar aparelhos só com o pensamento. Os sinais são codificados numa linguagem e quem controla isso é a pessoa", assegurou.
O fato é que estes sinais, quando associados a atividades ou estímulos mais complexos como interpretações de imagens, comandos motores e sensações, por exemplo, possuem comportamentos que podem ser classificados e interpretados por um equipamento eletrônico. Esta classificação é relacionada com um conjunto de assinaturas elétricas, gerando um código que é utilizado para a elaboração de um protocolo semiótico.
O conceito de protocolo está normalmente associado a padrões que são utilizados em processos de comunicação. Neste caso, no entanto, este conceito vai além da comunicação, acrescentou Miguel. A proposta de um protocolo semiótico está associada a um conjunto de símbolos que são interpretados como signos semióticos por sistemas inteligentes, podendo significar assim comandos mais complexos ou até meta-interpretações que podem evoluir ao serem processadas por outros sistemas inteligentes. Também podem ser considerados processos de aprendizagem que ocorrem em redes neurais biológicas ou artificiais.
Este mesmo protocolo, suportado por sinais elétricos sensoriais, captados diretamente do sistema nervoso central, permite a criação de interfaces eletroeletrônicas mais simples e até mesmo sistemas de aprendizagem mais eficientes. Portanto, será possível reduzir as etapas associadas à transferência de uma informação como parte da troca ou transmissão de um conhecimento específico.
Novas formas de comunicação
Miguel lembrou que uma linguagem universal suportada por signos sensoriais já era utilizada nos primórdios da humanidade, quando figuras com significados ficaram retratadas nas cavernas pelos povos primitivos, que não tinham a linguagem falada ou escrita para se comunicar.
"Podemos ir muito mais além da linguagem, uma vez que o tato, o cheiro, o som e até a imaginação podem gerar signos semióticos em nossa mente, com suas respectivas 'assinaturas' elétricas," sugeriu.
Em termos práticos, isso significa que bastará pensar em falar com alguém e o sistema fará a conexão, sem a necessidade de associar as pessoas a números telefônicos. Ou ainda, quando for necessário utilizar o editor de textos, seguramente não serão necessários o mouse ou o teclado. Bastará pensar no arquivo e o computador irá buscá-lo e abri-lo em sua tela.
Para Miguel, esse trabalho, que também está nos principais centros de pesquisas do mundo, ainda tem um longo caminho pela frente. Contudo, é uma inovação importante, que tende a mudar o conceito de relação homem-máquina nos próximos anos.
Essa interação, por exemplo com a área de Educação, será fundamental porque a principal ferramenta de transferência de informação na atualidade é o texto. "Escrevemos livros para permitir que outras pessoas tenham acesso às informações sobre os avanços tecnológicos desenvolvidos", exemplificou.
Neste momento, o pesquisador está finalizando a elaboração de um projeto que será apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com docentes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), do L'Institut de Recherche en Communications et Cybernétique (IRCCy) na França e uma empresa na área de telefonia celular, dentre outras renomadas empresas dos setores eletroeletrônico e biomédico.


Especialistas apontam cinco tendências em tecnologia para 2011

Tendências da tecnologia
A consolidação dos vídeos sob demanda na internet e a possibilidade de pagamento, por parte de empresas pelas informações contidas em páginas pessoais de sites de relacionamento estão entre as cinco principais tendências em tecnologia para 2011, segundo um relatório divulgado nesta semana por uma organização norte-americana.
As outras três grandes tendências citadas pelo relatório, publicado anualmente pela Associação dos Consumidores de Produtos Eletrônicos (CEA, na sigla em inglês), são o uso de tecnologia verde, de aplicativos para smartphones e de banda larga móvel e 4G.
Outros temas quentes no setor atualmente - como os tablets (como o iPad), a tecnologia em 3D e os livros eletrônicos - não ganharam o mesmo destaque na relação divulgada pela CEA.
"A indústria tecnológica está sempre mudando, evoluindo e inovando", disse, Gary Shapiro, presidente da CEA. Para Shapiro, as ideias citadas no relatório estão "revolucionando nossas vidas e tendo impacto no mercado".
Segundo o documento, a vida atualmente está tão ligada à tecnologia que é difícil determinar se a tecnologia está nos guiando ou se é o contrário.
"A cada nova geração que usa a tecnologia de forma rotineira desde muito cedo, esta relação será cada vez mais próxima, fazendo que, no futuro, ambas as partes sejam invisíveis", afirma o relatório.
Tecnologia e privacidade
Sean Murphy, analista da CEA, alerta que as companhias que queiram utilizar informações pessoais colocadas online (em sites de relacionamento, por exemplo), deverão pagar por estas informações.
Murphy afirma, no entanto, que "a exploração de dados chegou para ficar. Há muito dinheiro em jogo para imaginar o contrário".
Frente aos problemas que o tema da privacidade gerou em sites como o Facebook, Murphy diz que o assunto continuará em alta em 2011, mas com a possibilidade de gerar ambições econômicas entre os usuários.
"As companhias vão usar este modelo, pois (o uso destes dados pessoais) se converte em uma transação na qual o consumidor autoriza o uso de suas informações como parte de um acordo de negócios", afirmou.
A organização de defesa de consumidores americana Consumers Watchdog disse à BBC que a ideia é positiva e acrescenta que, atualmente, as empresas "olham por cima do seu ombro quando você está online e você não tem ideia de que suas informações estão sendo compartilhadas".
Futuro do vídeo
De acordo com o relatório da CEA, 2011 será o ano da consolidação da tendência do vídeo sob demanda do usuário. Isto significa, segundo a associação, que "os consumidores vão se relacionar mais com programas, conteúdos e shows individuais do que com os canais ou agregadores que os transmitem".
O documento da CEA afirma ainda que os usuários vão "descobrir o conteúdo de forma proativa, vão recomendá-lo e assisti-lo em seu próprio tempo e no dispositivo de sua preferência, e não através de uma programação predeterminada".
A associação americana destaca também em seu relatório anual uma mudança de atitude no consumidor de vídeo, que tem origem na chegada do HD, a alta definição. Os usuários que assistem vídeos na internet, segundo a CEA, passaram do estágio em que assistiam apenas vídeos curtos para assistir programas de televisão ou filmes pela web.
Neste sentido, a CEA afirma que empresas como Apple, Google ou Amazon estão na vanguarda com os produtos que estão lançando para que, por meio de aplicativos, o conteúdo em vídeo possa ser visto na TV ou em dispositivos portáteis.
Banda larga móvel e 4G
O relatório da CEA dá como certa que a era dos smartphones já chegou, mas afirma também que em 2011 a conectividade com a internet por meio dos celulares começará a ser uma tendência importante.
A lógica é que mais pessoas serão atraídas para o mercado dos novos aparelhos e as pessoas vão começar a se desfazer dos cabos, dando preferência a tecnologia sem fios.
A introdução das redes de telefonia 4G, uma versão mais rápida que a 3G, também poderá fazer com que alguns usuários abandonem as conexões tradicionais de internet para conectar todos seus aparelhos de casa através da rede de celular.
A associação americana afirma que a porcentagem que fará esta mudança ainda será pequena, levando em conta que a infraestrutura poderia não atender as necessidades de internautas que gostam de jogos online ou transmitir muitos vídeos.
Mas, a CEA espera que, para 2016, uma grande porcentagem de pessoas adote a tecnologia 4G e a banda larga móvel em casa.
Tecnologia verde
A tecnologia será mais verde em 2011, segundo a Associação dos Consumidores de Produtos Eletrônicos.
A analista da associação, Jessica Booth, acredita que o preço alto da energia, a crise econômica e o apoio do governo dos Estados Unidos a inovações tecnológicas, trarão uma avalanche de criatividade "verde" na indústria.
"A tecnologia verde dá aos consumidores uma solução para sua voracidade energética frente a uma crise econômica e de recursos", afirmou.
A analista acredita que existirão mais opções de produtos ecológicos no mercado, pois as condições implicam que, pela primeira vez, a tendência "verde" também é um negócio.
Futuro dos aplicativos
Os aplicativos nos telefones inteligentes estão mudando a indústria e criando um novo modelo na internet. E a CEA acredita que esta tendência vai continuar crescendo em 2011.
Atualmente existem mais de 400 mil aplicativos disponíveis para vários celulares, em uma série de sistemas operacionais. E a vantagem é que estes aplicativos transformam um simples telefone celular em um videogame ou uma revista.
E, para repetir o sucesso em outros dispositivos, como televisores, os aplicativos terão que repetir esta fórmula, de conseguir transformar aparelhos em algo mais.
"O futuro dos aplicativos continuará gerando impacto e definindo a indústria da tecnologia de consumo", conclui a CEA.