domingo, 5 de dezembro de 2010

Holograma possibilita comunicação em tempo real


Holografia em 3D de modo simples, esse é o projeto da Universidade do Arizona.
A ideia parece ter saído diretamente dos clássicos da ficção científica e, de acordo com seus desenvolvedores, necessita de apenas algumas câmeras simples e uma boa conexão com a internet para funcionar efetivamente. Assim uma reunião poderia rolar com projeções em três dimensões de seus participantes, mesmo que eles estivessem a quilômetros de distância um do outro.
A projeção é feita em tempo real e dispensa o uso de óculos especiais. A nova tecnologia utiliza um sistema a laser que analisa os vídeos recebidos de câmeras que filmam vários ângulos de uma pessoa, e “monta” a imagem 3D. O resultado é muito parecido com o que se viu em filmes como "Guerra nas Estrelas".
O professor Pierre-Alexandre Blanche, um dos pesquisadores envolvidos com o estudo realizado na Universidade do Arizona, acredita que o que mais possibilita esta tecnologia é uma tela especial composta por um novo material que reflete luz e permite a atualização rápida do holograma a cada dois segundos.
A utilidade de um sistema de telepresença holográfica já conquistou muitas megacorporações que veem nesta tecnologia uma possibilidade de redução de custos com viagens de seus funcionários para encontros e reuniões. Mas mesmo com toda a empolgação, ainda é necessário aguardar alguns anos para que a nova tecnologia esteja disponível no mercado.


Celular-relógio conceitual utiliza hologramas 3D

Celulares de pulso já existem, como o modelo GD 910 da LG, que é um aparelho que traz todas as características de um telefone móvel de ponta, mas fica grudado no seu braço. Um conceito totalmente diferente dos demais e que deixa qualquer um de olho em como tudo funciona.
Porém se o celular da LG não deixou você muito empolgado, apesar de ser uma ideia interessante, esta novidade certamente vai chamar sai atenção: um celular-relógio que utiliza hologramas em 3D.
O conceito
Esta belezinha foi carinhosamente batizada de “Dew” e é muito mais do que um aparelho, trata-se de uma forma de combinar beleza e estilo com tecnologia de ponta. Criado por Mac Funamizu, designer de produtos sul-coreano, o aparelho tem como objetivo ser usado como um dispositivo de comunicação, assim como já utilizamos os smartphones e outros eletrônicos do gênero.
Imagem: Mac Funamizu
Entretanto, o que chama a atenção no Dew é a forma com que ele pretende trabalhar. O aparelho será composto de apenas um botão central, nada mais do que uma “bolinha” que se movimenta e controla as funções do sistema.
Essa bolinha funciona como um cursor de mouse, que vai comandar as seleções que você fará na “tela”, se é que podemos chamá-la assim. O fato é que a principal inovação do Dew é a formação de imagens holográficas em três dimensões, que funcionam como um visor para as atividades executadas no sistema.
O conceito apresenta uma “projeção” para você ler emails fora do celular, acessar opções do sistema e muito mais. Pelas imagens do projeto, isso representa conforto na hora de visualizar as informações, uma vez que a tela não fica limitada ao tamanho do aparelho.
Imagem: Mac Funamizu 
Também significa que o Dew pode ser menor do que o que se vê por aí, uma vez que a visualização não depende da tela no aparelho. É devido a isso que o design também se destaca e pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo aquelas com pulso menor, como as mulheres.
Imagem: Mac Funamizu
Infelizmente o Dew é apenas um conceito, ou seja, não é feito para vendas ou para uso do público em geral. Entretanto, vale a pena conferir que o holograma ainda é uma forma de visualização de imagens que povoa a cabeça daqueles apaixonados por tecnologia.
Mas a pergunta que não quer calar é: você compraria um destes, caso estivesse à venda no Brasil?

2 comentários: