sábado, 28 de agosto de 2010

NOVO VÍRUS INVADE O COMPUTADORES SEM ABRIR ARQUIVO CONTAMINADO


Basta abrir um arquivo inocente na mesma pasta que o vírus para ser contaminado, Word, Firefox e Windows Media Player estão entre programas afetados
por Aylons Hazzud
Em nota técnica publicada esta semana , a Microsoft está alertando administradores e programas da ocorrência de ataques que afetam diversos programas populares, contaminando computadores sem que o usuário abra um arquivo específico. Para ser infectado, basta abrir um arquivo que esteja na mesma pasta que o vírus, mesmo que a pasta esteja em um pendrive ou sendo acessada pela internet através de WebDAV ou SMB.
A lista de programas vulneráveis inclui aplicativos populares e mesmo alguns que já vem instalados no Windows. Uma das listas de programas confirmadamente afetados, mantida pela consultoria Secunia , soma mais de 30 aplicações, entre elas o Mozilla Firefox, o Microsoft PowerPoint e o Windows Media Player Classic. Até um antivírus, o o avast!, consta como potencial porta de entrada para este ataque. Uma lista atualizada mais dinamicamente por um grupo de hackers expõe ainda mais programas, entre eles o Microsoft Word 2007.
A origem do problema é a maneira como os aplicativos lidam com arquivos DLL , que funcionam como pequenos programas chamados pelos aplicativos para realizar algumas tarefas.
As DLL são um dos fundamentos do Windows. Tabém chamadas de ?bibliotecas compartilhadas?, são pedaços de programas que podem ser usados por diversos aplicativos. Cada DLL tem uma função específica: algumas tratam da entrada e saída de arquivos no disco (salvar, abrir etc), outras cuidam do desenho das janelas na tela, algumas ainda tratam do tráfego de internet e assim por diante. Por exemplo, ao tentar abrir uma imagem, o Photoshop envia um comando para que o arquivo DLL apropriado crie a janela de abrir arquivos ? é por isso que a maioria das janelas no Windows são tão parecidas, pois frequentemente elas são geradas pelo mesmo arquivo DLL . Se o Paint também for criar uma janela de abrir arquivos, ele vai usar a mesma DLL para isso. Além das DLLs ?comuns? do Windows, usadas por todos os aplicativos, há algumas que são específicas de cada programa.
No ataque em questão, um arquivo DLL falso é colocado na mesma pasta que um arquivo a ser aberto. Ao tentar abrir o arquivo, a aplicação busca na mesma pasta as bibliotecas que realizam as tarefas necessárias. Neste momento, se o nome do DLL ?do mal? for o o mesmo que uma biblioteca DLL legítima usada pelo programa, ele será executado e o malware terá toda a liberdade que o aplicativo legítimo tem para fazer alterações no computador.
Em um artigo sobre o tema , a Microsoft declara que isto não é uma falha do Windows: procurar arquivos DLL em pastas é um comportamento importante e útil em várias situações. O problema surge quando programadores não tomam medidas para conferir se as bibliotecas carregadas são as originais. Apesar da argumentação, a empresa disponibilizou uma ferramenta paliativa , que permite ao administrador do computador ajustar este comportamento, tanto no sistema como um todo quanto para cada aplicação.
Este tipo de falha não é novidade: um relatório sobre este mecanismo de ataque data de mais de dez anos atrás , e recomendações da agência de segurança dos EUA , a NSA , já aconselhavam sobre como evitar o problema há 12 anos , informa o site especializado ?The H Security?.

PS3 DESBLOQUEADO OU NÃO?





Não leve o silêncio da Sony sobre o recente desbloqueio do PS3 , anunciado na última semana por uma loja australiana, como falta de ação por parte da empresa. A fabricante do console está trabalhando ativamente para bloquear as vendas do aparelho USB, e já conseguiu uma ordem temporária junto a Corte Federal da Austrália para suspender as vendas e distribuição do dispositivo.
O hack em questão, chamado de PS Jailbreak, permite que os usuários joguem títulos "distribuídos ilegalmente", digamos assim. Além disso, o grupo responsável pelo desbloqueio também alega que o aparelho pode bloquear as atualizações de firmaware da Sony, que poderiam desabilitar o hack ou tornar o sistema inutilizável.
A ordem judicial australiana, que é válida apenas até o dia 31 de agosto, ordena que qualquer pessoa importando (os aparelhos) para a Austrália com a intenção de revendê-los deve cessar sua distribuição a qualquer outra pessoa, oferecê-los ao público, fornecê-los para outras pessoas, ou (negociá-los) de outra forma.
A Sony tem apenas alguns dias para convencer as cortes do país a tornar a ordem judicial permanente ou estendê-la. Senão, o aparelho poderá ser vendido na Austrália a partir de 1º de setembro. Em fevereiro deste ano a corte australiana interrompeu as vendas de um mod chip similar para Nintendo DS, chamado R4, e ordenou que o distribuidor em questão pagasse cerca de meio milhão de dólares à Nintendo.  

SONY PIORA A SITUAÇÃO DO PS3
COBRANÇA DE TAXA POR JOGOS USADOS

Não contente em apoiar a medida, a gigante japonesa agora planeja sua própria tarifação.
Há algum tempo, empresas do ramo de games, como a Eletronic Arts , anunciaram que pretendem cobrar alguma tarifa para partidas on-line de jogadores que as realizam utilizando cópias de segunda mão. Para engrossar o coro, quem resolveu agir no mesmo sentido foi a própria Sony.
Não é segredo para ninguém que existe um mercado considerável de jogos usados no mundo todo, incluindo o Brasil, e que isso tem incomodado bastante as grandes produtoras de games.
Quando a EA anunciou, em maio deste ano, que iria permitir que jogos usados fossem utilizados em partidas online somente mediante o pagamento de uma tarifa de US$ 10, ela não imaginava que isso iria se tornar uma tendência.
Logo THQ e Ubisoft seguiram o exemplo e tudo indica que outras empresas também vão seguir.
Segundo o site GamesIndustry.biz , agora é a própria Sony quem está considerando esse tipo de tarifação.
“Partindo do princípio que precisamos disponibilizar o jogo online e desvincular a licença do disco em si, mediante uma taxa, somos completamente a favor dessas medidas” – afirma Andrew House, presidente da filial da Sony, na Europa.
De acordo com o caderno de games do site Digital Trends , esse movimento de cobrança de tarifas adicionais para jogos em rede está tão acelerado que Bobby Kotick, diretor executivo da Activision, afirmou que a companhia já pensa em estabelecer um modelo semelhante para a série Call of Duty.
House ponderar que ainda há muito que ser discutido, uma vez que considera a cobrança justificada.
Apesar disso, o executivo lembra que boa parte do sucesso da PSN (entenda aqui 70% das adesões) se dá ao fato de que a Sony eliminou barreiras que existiam aos usuários que pretendiam jogar na rede do console Playstation 3.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ROCK IN RIO VOLTA AO BRASIL, OU MELHOR FAROFA RIO.

    Medina é mesmo um cara incrível conseguiu tornar um festival com amagnitude do ROCK IN RIO nisso "FAROFA IN RIO", podendo contar com as ilustres presenças Shakira, Lady Gaga, Ivete Sangalo,  Toni Garrido, NX Zero, Sandra de Sá, Ivo Meirelles, entre outros que se juntarão ao time , o que será que estar por vir?? Tiririca? Luan Santana? Justin Bieber?? Do jeito que as coisas estão por que não?
Contando com a apresentadora Shakira. O circo está armado! CONFIRA!
   
 Demorou, mas ele voltou. Dez anos depois da realização de sua terceira edição na Cidade Maravilhosa, o Rock in Rio acontecerá em 2011 na sua cidade de origem. Afastando todos os rumores e especulações surgidos neste intervalo, o festival será realizado entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro (nas duas semanas de sexta a domingo), conforme anunciado pela produção do evento nesta segunda-feira (16) durante uma coletiva de imprensa no Rio.
O festival soma nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001), quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010). “Estou voltando com a mesma emoção da primeira edição. Antes de ser brasileiro, sou carioca e esse lugar é o que me proporcionou tudo o que tenho hoje”, declarou Roberto Medina, criador do evento.

     A expectativa é de que 108 bandas passem pelo Parque Olímpico Cidade do Rock, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade, uma área de 150 metros quadrados, no qual a Prefeitura do Rio usará como parque de lazer para os atletas nas Olimpíadas de 2016. “Essa é uma obrigação que temos com as Olimpíadas e que adiantaremos para o evento. Investiremos R$ 40 milhões no projeto e as obras vão durar cerca de nove meses”, revelou o prefeito Eduardo Paes, que cantou o tema do evento e ganhou uma réplica da guitarra que a banda Scorpions deu para Medina durante o primeiro Rock in Rio.

   Espera-se que o Rock in Rio 4 deva receber um público total de 720 mil pessoas e para tal foi feito um investimento de mais de 34 milhões de dólares. Segundo Medina, os ingressos vão custar entre R$ 90 a R$ 180. “Estamos fazendo pesquisas no Rio e São Paulo, que apontou que 2 milhões de pessoas vão ao evento. Por isso, tenho certeza de que vamos ter casa lotada em todos os dias do evento”, já comemora Medina, que pretende fazer uma venda antecipada dos bilhetes.
Palco de Estrelas
O Rock in Rio 4 terá 108 artistas divididos em 6 dias temáticos, como rock, alternativo, pop, entre outros. O Palco Mundo receberá cinco atrações por noite, com um intervalo de meia hora. Entre os nomes cotados estão Shakira, Lady Gaga, Radiohead, Iron Maiden, Metallica e Guns N’ Roses. “Ainda está muito cedo para definir os nomes, mas esses são alguns artistas que eu gostaria que estivessem conosco”, afirmou Medina. Entre os nacionais, todos os artistas que participaram da coletiva de imprensa estarão no evento: Frejat, Capital Inicial, Jota Quest, Ivete Sangalo, Pitty, Toni Garrido, NX Zero, Sandra de Sá, Ivo Meirelles, entre outros que se juntarão ao time. Nova Cidade do Rock

A cidade do Rock abrirá os portões às 15 horas e fechará às 04 horas da manhã, diariamente. O evento ainda terá como novidades um parque de diversões com tirolesa, roda gigante e “Kabum”; um local chamado Espaço Fashion, que reunirá música e moda através de desfiles, e a Rock Street, uma rua com 30 lojas, restaurantes e bares.
 

O tradicional Palco Mundo continuará em atividade, trazendo os principais shows do evento. O antigo Palco Brasil será substituído pelo Sunset, que abrigará encontros inéditos entre atrações nacionais e internacionais. E para os fãs da batida eletrônica, uma pista exclusiva será dedicada ao ritmo.
 


 Rock in Rio X Prefeitura do Rio:


O acordo selado entre o prefeito Eduardo Paes e Roberto Medina está previsto para três edições do Rock in Rio, que irão acontecer com um intervalo de dois anos cada. O prefeito ainda revelou na coletiva que pretende fazer ou a abertura ou o encerramento das Olimpíadas durante o evento. “Ainda estamos vendo isso, mas é um desejo meu. Unir música, esportes, público, atletas e o Rio”, encerrou Paes.


Depois do anúncio do Rock in Rio voltar a sua cidade de origem, entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro de 2011, começam as especulações de quem virá para o evento. Nomes como Lady Gaga, Radiohead, Shakira, integram a lista. Mas, um grupo de artistas nacionais, que prestigiou a coletiva de imprensa do evento, nessa segunda-feira (16), já foi convidado para participar da quarta edição e contou ao iG suas expectativas e histórias inesquecíveis do Rock in Rio.




Expectativas de artistas para o evento

Dinho Ouro Preto: “O Rock in Rio é a Marquês de Sapucaí do rock. O mundo inteiro olha para os artistas desse grande festival. Na primeira edição, não pude ir porque estava sem grana. Já na segunda, eu toquei e fiquei com uma sensação de frustração, pois tinha uma diferença de tratamento entre os gringos e os artistas nacionais. Já no terceiro, foi sensacional e tenho certeza que esse será também”.


Rogério Flausino, Jota Quest: “Foi quando vi o Herbert Vianna de bermuda e com aqueles óculos tocando no Rock in Rio 1 que notei que queria ser artista. Eu carrego essa expectativa de participar do evento há anos. Acho que vou ficar até setembro do ano que vem sem dormir”


Pitty: “Vou me preparar psicologicamente para entrar no palco e não cair no choro. Sou muito manteiga derretida e tocar para aquele mar de gente, em casa, deve ser uma emoção sem tamanho. Não posso ficar intimidada com isso. Quero arrasar”


Di Ferrero, do NxZero: “Todos os caras estão brincando comigo porque no Rock in Rio 1 eu não tinha nem nascido e no 3, meu pai não deixou eu ir. Vai ser a primeira vez que eu vou participar do evento e estou nervoso desde agora. Com certeza, esse show vai ser um marco para minha carreira”

Eduardo Paes, prefeito do Rio: “Lembro que estava namorando a Cristine, minha atual esposa, e fiquei a chamando para o Rock in Rio 3, mas ela não quis ir. Fui, meio que sem ela saber, e quando cheguei lá dou de cara com a minha cunhada. Rock in Rio tem muita história boa, mas também tem suas pérolas”.

"Ôôô, ôôô, Rock in Rio."
 A princípio, o Rock in Rio 2011 acontece em dois finais de semana consecutivos, de 23 a 25 de setembro e de 30 de setembro a 02 de outubro. O festival deve ser realizado em local próximo à Cidade do Rock, onde foi sua última edição na capital carioca, a terceira, em 2001. O produtor Roberto Medina, dono da marca, vai divulgar novas informações na tarde de hoje.

ENFIM, PS3 É DESBLOQUEADO


Um grupo de hackers que não quis divulgar sua identidade afirma ter conseguido com sucesso quebrar o sistema de segurança do console PlayStation 3, fazendo com que o console rodasse jogos piratas. O videogame é o único da atual geração que ainda não havia sido desbloqueado.
De acordo com o sites Eurogamer e Slashdot, eles utilizaram um sistema que combina um dispositivo USB que possui um programa próprio chamado “Backup Manager” e o disco rígido do console ou drives de memória externo para armazenar os games, que podem ser baixados da internet. O sistema de desbloqueio rodaria em qualquer modelo de PlayStation 3, independentemente da versão do firmware do sistema instalado.
Na internet, é possível adquirir o sistema, chamado de PSJailbreak, por cerca de 170 dólares australianos.
Ao acessar o programa, o jogador tem acesso ao jogos que estão armazenados nos discos rígidos. Ao selecionar um deles, o sistema reinicia, permitindo jogar o game. Para tanto, é necessário ter um game original do PS3 dentro do drive do console. Alguns vídeos mostrando o processo do desbloqueio na internet mostram gamers rodando títulos como “Infamous”, “God of war III”, e “Ratchet & Clank: tools of destruction”.
Ainda nos vídeos, os criadores do desbloqueio afirmam que o sistema não quebra a garantia do console e permite jogar todos os modos on-line dos títulos sem que a Sony “desconfie” que se trata de um jogo pirateado.
Da atual geração de consoles, o PlayStation 3 era o único que não tinha sido desbloqueado. O Wii, da Nintendo, e o Xbox 360, da Microsoft, já possuem jogos piratas. O PSJailbreak deve se popularizar rapidamente porque não exige gravadores de disco para rodar os games – o conteúdo fica armazenado no disco rígido.
A Sony ainda não se manifestou sobre o lançamento do PSJailbreak.

Hardware


O pessoal da cena hacking como não é bobo nem nada, já resolveu DESMONTAR o PSJailBreak para tentar descobrir como é que funciona o brinquedinho, e através desse procedimento chegaram a conclusões deveras interessantes. O pessoal do Planeta De Juego  aparentemente foi o primeiro grupo a realizar tal experimento e postar fotos das entranhas do dispositivo na internet.
  Além disso, os criadores do PSJailBreak aparentemente não pensaram em nenhuma forma de proteção pro dispositivo, sendo assim caso clones sejam (E SERÃO) criados, não existirá possibilidade de fazer uma diferenciação entre eles e um dispositivo “original”.
No mais, a possibilidade da criação de clones é enorme já que a de todos os componentes existentes no dispositivo, o preço dele não chega a alcançar U$$9 (equivalente a R$ 20,00) 
Outro pessoal manjador de eletrônicos já conseguiu identificar os componentes existentes na PCB do dispositivo e ainda de quebra montar um pinout completo dele.

Software

Apesar de toda informação tirada do dispositivo, o principal ainda está por surgir: O conteúdo gravado dentro do PIC que faz com que o Playstation 3 entre em modo debug. Já existem rumores (apoiados desde que o dispositivo foi apresentado ao público e reforçado agora que ele foi desmontado) de que esse dispositivo não passa de um clone do aparelho usado pela própria Sony para restaurar oficialmente consoles com problema, sendo assim nenhum trabalho de engenharia reversa ou de desenvolvimento (tirando claro, o backup manager) foi empenhado na criação do PSJailBreak. Lembrando que essa informações são preliminares, já que ninguém sabe ainda o que está gravado dentro do PIC do aparelho, mas caso esses rumores se confirmem, o preço cobrado pelo aparelho é mais que abusivo e está sendo usado somente para poder ganhar dinheiro “enquanto ainda se pode”, já que logo o aparelho será clonado.
 Existe ainda a dúvida quanto a um futuro bloqueio do dispositivo. O que acontece é que temos dois possíveis cenários aqui, e ambos podem ser resolvidos pela Sony de maneiras diferentes:
Cenário 1 – O funcionamento do dispositivo é atrelado ao software do aparelho

·         Descrição: Cada versão de firmware do PS3 traria um código que, ao ser acionado, colocaria o console em modo debug-restore-ExuTrancaBluRay, permitindo que a Sony realizasse testes e reparos no console.
·         Possibilidade: Cenário MUITO difícil de acontecer, já que caso um console estivesse com sua área de software TOTALMENTE danificada, o código necessário para executar o debug não poderia ser encontrado e isso faria com que alguns consoles nunca pudessem ser restaurados.
·         Bloqueio: A chance de bloqueio é grande e de fácil implementação, pois bastaria a Sony trocar o código de debug para bloquear TODOS os dispositivos de reparo automaticamente.

Cenário 2 – O funcionamento do dispositivo é atrelado ao hardware do aparelho

·         Descrição: Cada console Playstation 3 possui um código “somente leitura” armazenado em algum lugar do console fora da flash principal. Ao ligar o console, esse código verifica a existência de uma chave (nesse caso, nosso amigo PSJailBreak na USB) e caso essa “chave” seja válida, coloca o console em modo debug.
·         Possibilidade: Alta, já que o cenário da Bateria de Pandora utiliza o mesmo princípio (código de boot armazenado em uma memória não volátil acionado por uma chave, a bateria especial).
·         Bloqueio: Difícil e improvável a curto prazo, já que, como no PSP, a Sony teria que criar uma nova PLACA-MÃE para o console, tornando assim “reparados” apenas os consoles que possuíssem a nova revisão de hardware. Porém medidas de software poderiam ser implementadas a curto prazo, como modificar as funções de debug liberadas no aparelho ou mesmo criar uma “whitelist” de dispositivos de reparo (via código serial, por exemplo) que podem fazer com que o console ligue em modo debug.
Um umor que caiu por terra é de que o PSJailBreak não passa de um “pendrive com arquivos especiais”. Prém o aparelho não possui a estrutura básica de um Mass Storage (não possui flash nem controladores, por exemplo), sendo assim nunca poderia ser um pendrive comum.
E como era de se esperar, já começaram a surgir dumps de jogos compatíveis com o PSJailBreak. A lista dos releases que já podem ser encontrados na net é a seguinte:
·         MGS4 – 32.5GB (só funciona copiando direto no HD do ps3, o arquivo movie.dat tem 8gb)
·         God of War 3 – 43.2Gb
·         Killzone 2 – 13.2Gb
·         Heavy Rain – 25Gb
·         Infamous – 7.6 Gb
·         Demons Souls – 9GB
·         Heavenly Sword – 24.2Gb
·         LBP – 7.07 GB
·         Ratchet and Clank Crank in Time – 24.8GB
·         Reistance – 16.6Gb,
·         Resistance 2 – 23.7GB (Só funciona no HD do PS3, arquivo game.psarc tem 6gb)
·         Uncharted – ?? – (só funciona no HD do ps3, arquivo pak22.psarc tem mais de 4gb)

 

Scams

E como era de se esperar a galera já começou a dar o golpe. Alguns usuários no Twitter dizem possuir o aparelho aqui no Brasil para pronta entrega pelo valor módico de 600 reais. Lembrando que o OZModChips, o primeiro retailer oficial do aparelho, estará enviando as pre-orders dele apenas a partir do dia 27 de Agosto. Com base nisso já dá para concluir por o que está rolando né.
E por fim o primeiro alerta feito pelo F-Secure, um renomado site de segurança. Já está circulando na internet um “suposto gerador” do PSJailBreak que diz transformar qualquer pendrive em um PSJailBreak, bastando executar o programa. O que o programa faz na verdade é instalar um Trojan no seu computador, nada mais.


CONHEÇA O SUCESSOR DO BLUE-RAY

O Blu-ray, sucessor do DVD, teve que encarar uma batalha ferrenha pela aceitação do mercado contra o formato HD DVD antes mesmo de começar a ser comercializado. Nessa disputa, a tecnologia do “raio azul” venceu com folga e sepultou a concorrente.
Depois de certa desconfiança dos usuários, principalmente em relação ao custo-benefício da nova mídia, o Blu-ray começa a ganhar proporções maiores de venda e aceitação do público em geral no ano de 2009. As capas azuis de filmes e games começam a invadir as lojas e locadoras nos quatro cantos do mundo.
Mas como na área tecnológica nada é “a sensação do momento” por muito tempo, no mesmo ano em que esta tecnologia expande suas vendas, dois novos formatos – o Blu-ray 3D e o Blu-ray BDXL – foram anunciados como seus potenciais substitutos. Os discos de Blu-ray estariam fadados à extinção? E quem acabou de comprar um player deste formato, fez um investimento em vão?

Blu-ray, uma mídia ultrapassada?

O Blu-ray é um formato de mídia ótica desenvolvido por empresas ligadas a Sony para o armazenamento de vídeos de alta resolução e dados com alta densidade. Seus discos possuem 12 centímetros de diâmetro (mesmo tamanho que o CD e o DVD), com capacidade de 25 e 50 GB em suas versões com camada simples e dupla, respectivamente.
Este tipo de mídia consegue resguardar cerca de quatro horas de filmagem Full HD (1080p) sem perdas significativas. A ideia para a criação desta tecnologia surgiu em 1998, mas ela só ganhou o mercado em 2008. Em se tratando de comercialização de grande escala, o Blu-ray só atingiu esse patamar no ano de 2009. Conheça mais detalhes lendo o artigo “O que é Blu-ray?”.

Mal passamos da metade de 2010, e aparelhos que leem BDXL – formato que deve assumir o posto de mídia ótica com maior espaço de armazenamento – já despontam como lançamentos entre os veículos de comunicação sobre tecnologia. O que para muitos ainda nem se faz presente como recurso de entretenimento, parece estar fadado a cair em esquecimento.

IMAGENS INVADINDO SUA CASA

No dia 17 de dezembro de 2009, a Blu-ray Disc Association (BDA) anunciou que a definição dos parâmetros para a padronização do Blu-ray em relação ao suporte para a tecnologia 3D estava em fase final (confira mais informações em “Blu-ray 3D: as três dimensões invadem a sua casa”). Uma das notícias mais esperadas pelos cinéfilos nos últimos anos. Já pensou como seria bacana sentir a mesma sensação de ir ao cinema e “entrar” nos filmes sem levantar da poltrona?

No mundo dos games esta tecnologia tem outro grande aliado: o PlayStation 3. O console da Sony tem total compatibilidade com a reprodução de imagens em três dimensões. Por enquanto só é possível reproduzir jogos nessa perspectiva (como o Wipeout HD e o Stardust HD), caso você possua uma televisão 3D.
O PS3 ainda não reproduz filmes com este padrão. Entretanto, nada impede que uma simples atualização defirmware possibilite que você no futuro usufrua do video game para transportar a qualidade e experiência dos cinemas para dentro da sua sala. Os gamers e amantes de filmes esperam ansiosos pela habilitação de mais este recurso.

MUITO MAIS ESPAÇO E NOVAS UTILIDADES
O que você guardaria em um disco que oferecesse até 128 GB de espaço? Você pode até ter pensado que esse valor é uma mera suposição, mas já existe um formato desenvolvido a partir do Blu-ray que o suporta: é o BDXL.
O modelo desta mídia com três camadas poderá ser regravado e terá 100 GB. Por sua vez, a versão com quatro camadas terá essa taxa de armazenamento aumentada para 128 GB, porém não conseguirá ser gravado mais de uma vez. O foco deste novo tipo de disco é aumentar o poder de armazenamento do usuário. Radiodifusoras, empresas de imagens médicas e organizações 
cinematográficas são alguns dos segmentos que devem tirar muito proveito da novidade.



O BDXL deve se tornar uma ferramenta de grande utilidade para a criação de backups. Em um único disco você poderá resguardar dados por um bom tempo. Pensando bem, os equipamentos para gravação e leitura desse tipo de mídia devem demorar a iniciar suas vendas, não é mesmo? É aí que você se engana!
No Japão o disco VR-100BR1 da Sharp, o qual pode arquivar até 12 horas de transmissões DTV (sinal de Televisão Digital), começou a ser comercializado pelo valor de US$ 60. Outras empresas, como a TDK, já anunciaram que pretendem inserir no mercado seus modelos até o final de setembro.
Os japoneses ainda devem ter até o mês que vem em suas prateleiras três versões de gravadores de BDXL da Panasonic. A linha DMR-BWT conta com leitura de arquivos em três dimensões e discos rígidos de 500 GB, 1 e 2 TB. Essa capacidade reforça ainda mais a proposta de utilizar essa tecnologia para o backup de dados com alta densidade feita pela Blu-ray Disc Association.

Está na hora de trocar meu aparelho de Blu-ray?

Menos de um ano atrás a pergunta era: vale a pena comprar um Blu-ray? (como você pode conferir no texto indicado). Um consenso para tal questionamento nem foi alcançado e já temos novas indagações pulsando em nossas mentes. Devo comprar um player de Blu-ray agora? Ou seria melhor esperar o lançamento de aparelhos compatíveis com os novos formatos 3D e BDXL?

Para começar a refletirmos sobre o assunto, é importante ter em mente que esta tecnologia ainda nem atingiu as camadas da população com menor renda. Ainda é comum, inclusive aqui no Brasil, encontrar pessoas que estão adquirindo seu player de DVD. Isso significa que o Blu-ray não alcançou a máxima de vendas que seu potencial tecnológico possui.

A esperança de que os aparelhos atuais de Blu-ray suportem os padrões do 3D e BDXL é nula. É fato que esses equipamentos terão que ser substituídos. Porém, antes de sair correndo para a loja em que você acabou de comprar um player de “raio azul” e pedir o dinheiro de volta, analise com que finalidade ele foi adquirido.
Se sua intenção é ter a melhor experiência possível ao assistir a filmes, tenha um pouco de paciência e espere mais novidades das fabricantes. Lembre-se: você também precisará de uma televisão 3D, portanto, avalie bem o impacto que isso terá na sua renda.
Um combo de alta definição é o apresentado no artigo “Samsung mostra seu verdadeiro 3D Blu-ray player portátil e a maior LED 3DTV já lançada”. Comece a juntar seus trocos desde agora! Uma alternativa nesse sentido é o PlayStation 3, o qual é compatível com Blu-ray 3D e já possui alguns títulos de games lançados com tal padrão.
Por outro lado, caso você queira apenas curtir seus atores favoritos com uma resolução melhor na tela da sua TV de LCD Full HD, por exemplo, a compra de um player de Blu-ray comum é válida. Vale salientar que não pretendemos induzir a compra de determinado aparelho, e sim informá-lo para que você tenha argumentos no momento de tomar decisões e gastar seu dinheiro.