sábado, 11 de setembro de 2010

iHolo: O iPod DO FUTURO

O criador do Mercator, Kingyo xie, acaba de trazer uma novidade para os amantes da alta tecnologia: o iHolo. Com o tamanho de um iPod Shuffle, recursos de um moderno smartphone e holografia de alta qualidade, o novo celular multimídia talvez não seja lançado nunca, visto que o designer do produto cria apenas imagens de possíveis gadgets futurísticos.
As informações divulgadas indicam que o iHolo terá capacidade de projetar diferentes tipos de hologramas em superfícies diversas. O usuário pode então interagir com qualquer conteúdo projetado e o pequeno aparelho vai processar quaisquer comandos que o utilizador requisite. O iHolo será totalmente configurável, sendo possível modificar o tamanho da tela exibida na parede.


Entre tantas funções, o iHolo permitirá que o usuário acesse o calendário, a loja de aplicativos, os mapas, informações sobre o clima e muito mais. As imagens que foram exibidas mostram que o iHolo permitirá realizar chamadas de vídeo, assistir aos filmes favoritos em alta definição, ouvir músicas com muita fidelidade aos sons originais e até jogar games inovadores.


Até o momento não há especificações sobre o hardware ou o software que será usado no iHolo. Vale salientar que existirá a compatibilidade com dispositivos que utilizem Bluetooth e infravermelho. Confira outras imagens do produto:




CONECTE ATÉ 13 PLACAS DE VÍDEO AO MESMO TEMPO...

Quem gosta de exageros vai adorar a Rampage Extreme III, nova placa-mãe da Asus. Ela é compatível com seu novo lançamento: ROG Xpander, uma placa de circuitos que traz quatro conexões PCI Express x16.
É possível usar até três expansões, uma ligada na outra, para conectar várias placas de vídeo. Isso permite o uso de treze placas 3D simultaneamente em um mesmo computador, para um processamento de vídeo simplesmente insano.
É claro que dificilmente alguém precisaria de tanto poder de processamento, a não ser um estúdio de desenvolvimento de aplicações e/ou animações 3D. O problema seria a quantidade de energia e as fontes necessárias para abastecer um computador com tudo isso conectado.
A novíssima Asus Rampage Extreme III é voltada principalmente para o público de jogadores hardcore, que visam o máximo de compatibilidade e desempenho. Seu chipset Intel X58 permite utilizá-la em conjunto com o processador Core i7, memória DDR3, USB 3.0 e HDs SATA com 6GB por segundo. O custo médio da placa está em 1400 reais.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VEJA COMO A TECNOLOGIA 3D JAJA ESTARÁ NA INTERNET

Filmes 3-D na internet
Filmes como Avatar, Alice no País das Maravilhas e Toy Story já têm seu lugar garantido nas salas de cinemas e, mais recentemente, nas salas domésticas, graças aos televisores 3-D.
Mas o que falta para que a tecnologia de vídeo 3-D chegue à internet e aos computadores?
Falta uma forma eficiente de transmissão.
O problema é a taxa de transmissão de dados exigida pelos filmes tridimensionais. Os filmes em 3-D exigem uma maior velocidade de transmissão do que os filmes 2-D porque pelo menos duas imagens são necessárias para a representação espacial de cada cena - uma tela 3-D tem sempre de mostrar duas imagens, uma para o olho esquerdo e outra para o olho direito.
Formato MVC
A solução, garantem pesquisadores do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, pode estar no formato MVC (Multiview Video Coding). Segundo eles, o MVC pode fazer pela transmissão de vídeos 3-D o que o formato H.264/AVC fez para os filmes HD.
O maior benefício do formato MVC é a redução da taxa de dados usada no canal de transmissão, mantendo a mesma qualidade de alta definição.
"O MVC compacta as duas imagens necessárias para o efeito estereoscópico 3-D, de forma que a taxa de bits dos filmes é reduzida significativamente," explica o Dr. Thomas Schierl, membro da equipe que está desenvolvendo o MVC.
Com o MVC, os filmes 3-D ficam até 40 por cento menores. O formato poderá ser usado tanto para transmissões pela internet quanto por qualquer outro meio, incluindo a transmissão tradicional pelo ar (broadcast).
"As TVs 3-D estão limitadas a reproduzir os filmes em 3-D a partir de discos Blu-Ray. O próximo passo será trazer o 3-D por meio de transmissões normais, ou através de canais de IPTV funcionando via DSL ou cabo," diz Schierl.
3-D sem óculos
Segundo o pesquisador, no futuro será possível desfrutar dos filmes em 3 dimensões sem precisar dos óculos 3-D. Isso porque o formato MVC tem as características técnicas para codificar e comprimir várias visões da cena.
Quando várias pessoas sentam-se no sofá para assistir um filme, cada uma tem um ângulo diferente de visão. Por isso, cada uma precisa ter uma visão independente - "o seu próprio filme 3-D".
O formato MVC comprime todos estes pontos de vista em um arquivo compacto ou em uma stream. Um receptor adequado poderá então decodificar essa informação e repassá-la para a televisão.
Segundo Schierl, a tecnologia é compatível com as TVs atuais, uma vez que o primeiro quadro a ser transmitido corresponde à visão de uma TV normal, que não será capaz de enxergar os outros quadros e os descartará.