sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ENFIM, PS3 É DESBLOQUEADO


Um grupo de hackers que não quis divulgar sua identidade afirma ter conseguido com sucesso quebrar o sistema de segurança do console PlayStation 3, fazendo com que o console rodasse jogos piratas. O videogame é o único da atual geração que ainda não havia sido desbloqueado.
De acordo com o sites Eurogamer e Slashdot, eles utilizaram um sistema que combina um dispositivo USB que possui um programa próprio chamado “Backup Manager” e o disco rígido do console ou drives de memória externo para armazenar os games, que podem ser baixados da internet. O sistema de desbloqueio rodaria em qualquer modelo de PlayStation 3, independentemente da versão do firmware do sistema instalado.
Na internet, é possível adquirir o sistema, chamado de PSJailbreak, por cerca de 170 dólares australianos.
Ao acessar o programa, o jogador tem acesso ao jogos que estão armazenados nos discos rígidos. Ao selecionar um deles, o sistema reinicia, permitindo jogar o game. Para tanto, é necessário ter um game original do PS3 dentro do drive do console. Alguns vídeos mostrando o processo do desbloqueio na internet mostram gamers rodando títulos como “Infamous”, “God of war III”, e “Ratchet & Clank: tools of destruction”.
Ainda nos vídeos, os criadores do desbloqueio afirmam que o sistema não quebra a garantia do console e permite jogar todos os modos on-line dos títulos sem que a Sony “desconfie” que se trata de um jogo pirateado.
Da atual geração de consoles, o PlayStation 3 era o único que não tinha sido desbloqueado. O Wii, da Nintendo, e o Xbox 360, da Microsoft, já possuem jogos piratas. O PSJailbreak deve se popularizar rapidamente porque não exige gravadores de disco para rodar os games – o conteúdo fica armazenado no disco rígido.
A Sony ainda não se manifestou sobre o lançamento do PSJailbreak.

Hardware


O pessoal da cena hacking como não é bobo nem nada, já resolveu DESMONTAR o PSJailBreak para tentar descobrir como é que funciona o brinquedinho, e através desse procedimento chegaram a conclusões deveras interessantes. O pessoal do Planeta De Juego  aparentemente foi o primeiro grupo a realizar tal experimento e postar fotos das entranhas do dispositivo na internet.
  Além disso, os criadores do PSJailBreak aparentemente não pensaram em nenhuma forma de proteção pro dispositivo, sendo assim caso clones sejam (E SERÃO) criados, não existirá possibilidade de fazer uma diferenciação entre eles e um dispositivo “original”.
No mais, a possibilidade da criação de clones é enorme já que a de todos os componentes existentes no dispositivo, o preço dele não chega a alcançar U$$9 (equivalente a R$ 20,00) 
Outro pessoal manjador de eletrônicos já conseguiu identificar os componentes existentes na PCB do dispositivo e ainda de quebra montar um pinout completo dele.

Software

Apesar de toda informação tirada do dispositivo, o principal ainda está por surgir: O conteúdo gravado dentro do PIC que faz com que o Playstation 3 entre em modo debug. Já existem rumores (apoiados desde que o dispositivo foi apresentado ao público e reforçado agora que ele foi desmontado) de que esse dispositivo não passa de um clone do aparelho usado pela própria Sony para restaurar oficialmente consoles com problema, sendo assim nenhum trabalho de engenharia reversa ou de desenvolvimento (tirando claro, o backup manager) foi empenhado na criação do PSJailBreak. Lembrando que essa informações são preliminares, já que ninguém sabe ainda o que está gravado dentro do PIC do aparelho, mas caso esses rumores se confirmem, o preço cobrado pelo aparelho é mais que abusivo e está sendo usado somente para poder ganhar dinheiro “enquanto ainda se pode”, já que logo o aparelho será clonado.
 Existe ainda a dúvida quanto a um futuro bloqueio do dispositivo. O que acontece é que temos dois possíveis cenários aqui, e ambos podem ser resolvidos pela Sony de maneiras diferentes:
Cenário 1 – O funcionamento do dispositivo é atrelado ao software do aparelho

·         Descrição: Cada versão de firmware do PS3 traria um código que, ao ser acionado, colocaria o console em modo debug-restore-ExuTrancaBluRay, permitindo que a Sony realizasse testes e reparos no console.
·         Possibilidade: Cenário MUITO difícil de acontecer, já que caso um console estivesse com sua área de software TOTALMENTE danificada, o código necessário para executar o debug não poderia ser encontrado e isso faria com que alguns consoles nunca pudessem ser restaurados.
·         Bloqueio: A chance de bloqueio é grande e de fácil implementação, pois bastaria a Sony trocar o código de debug para bloquear TODOS os dispositivos de reparo automaticamente.

Cenário 2 – O funcionamento do dispositivo é atrelado ao hardware do aparelho

·         Descrição: Cada console Playstation 3 possui um código “somente leitura” armazenado em algum lugar do console fora da flash principal. Ao ligar o console, esse código verifica a existência de uma chave (nesse caso, nosso amigo PSJailBreak na USB) e caso essa “chave” seja válida, coloca o console em modo debug.
·         Possibilidade: Alta, já que o cenário da Bateria de Pandora utiliza o mesmo princípio (código de boot armazenado em uma memória não volátil acionado por uma chave, a bateria especial).
·         Bloqueio: Difícil e improvável a curto prazo, já que, como no PSP, a Sony teria que criar uma nova PLACA-MÃE para o console, tornando assim “reparados” apenas os consoles que possuíssem a nova revisão de hardware. Porém medidas de software poderiam ser implementadas a curto prazo, como modificar as funções de debug liberadas no aparelho ou mesmo criar uma “whitelist” de dispositivos de reparo (via código serial, por exemplo) que podem fazer com que o console ligue em modo debug.
Um umor que caiu por terra é de que o PSJailBreak não passa de um “pendrive com arquivos especiais”. Prém o aparelho não possui a estrutura básica de um Mass Storage (não possui flash nem controladores, por exemplo), sendo assim nunca poderia ser um pendrive comum.
E como era de se esperar, já começaram a surgir dumps de jogos compatíveis com o PSJailBreak. A lista dos releases que já podem ser encontrados na net é a seguinte:
·         MGS4 – 32.5GB (só funciona copiando direto no HD do ps3, o arquivo movie.dat tem 8gb)
·         God of War 3 – 43.2Gb
·         Killzone 2 – 13.2Gb
·         Heavy Rain – 25Gb
·         Infamous – 7.6 Gb
·         Demons Souls – 9GB
·         Heavenly Sword – 24.2Gb
·         LBP – 7.07 GB
·         Ratchet and Clank Crank in Time – 24.8GB
·         Reistance – 16.6Gb,
·         Resistance 2 – 23.7GB (Só funciona no HD do PS3, arquivo game.psarc tem 6gb)
·         Uncharted – ?? – (só funciona no HD do ps3, arquivo pak22.psarc tem mais de 4gb)

 

Scams

E como era de se esperar a galera já começou a dar o golpe. Alguns usuários no Twitter dizem possuir o aparelho aqui no Brasil para pronta entrega pelo valor módico de 600 reais. Lembrando que o OZModChips, o primeiro retailer oficial do aparelho, estará enviando as pre-orders dele apenas a partir do dia 27 de Agosto. Com base nisso já dá para concluir por o que está rolando né.
E por fim o primeiro alerta feito pelo F-Secure, um renomado site de segurança. Já está circulando na internet um “suposto gerador” do PSJailBreak que diz transformar qualquer pendrive em um PSJailBreak, bastando executar o programa. O que o programa faz na verdade é instalar um Trojan no seu computador, nada mais.


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