O microprojetor poderá projetar informações relacionadas a uma cirurgia diretamente sobre o paciente, evitando que o cirurgião tenha que levantar a cabeça para olhar para uma tela.
Cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, apresentaram um microprojetor tão micro que pode ser instalado em notebooks, telefones celulares e até em tocadores de MP3.
A projeção pode ser feita diretamente sobre a parede ou qualquer outra superfície, facilitando seu uso em ambientes comerciais e para entretenimento. O tamanho da imagem pode ser ajustado alterando a distância entre o projetor e a superfície de projeção.
Com uma cabeça de projeção de apenas 1 centímetro cúbico, e um tamanho total menor do que um cartão de crédito, o microprojetor projeta uma imagem equivalente a uma tela de 15 polegadas.
Outra grande vantagem do microprojetor é que ele consome pouca energia, necessitando em média 30% menos energia do que a tecnologia baseada em LEDs atualmente disponível no mercado.
Segundo Nicolas Abelé, da EPFL, os processos de fabricação e montagem já foram definidos, inclusive com a contratação dos fabricantes terceirizados, que fabricarão o aparelho sob controle da empresa emergente Lemoptix, que levantou 1,4 milhão de francos suíços em investimentos de risco no final de Agosto.
A expectativa é que o aparelho esteja disponível em 2011 para aplicações industriais, e no ano seguinte para eletrônicos de consumo.
O projetor propriamente dito, contido em um invólucro de vidro medindo 3 mm x 4 mm, oscila tão rapidamente que o laser pode ser projetado sobre uma superfície até 20.000 vezes por segundo.
O microprojetor é baseado na tecnologia MEMS (sistemas microeletromecânicos), equipamentos de dimensões microscópicas com partes móveis e mecânicas controladas eletronicamente.
"Este microprojetor funciona usando minúsculos espelhos, que medem menos de um milímetro cada um. Posicionados sobre uma pastilha de silício, eles refletem feixes de laser vermelho, azul e verde," explica Maher Kayal, que desenvolveu a parte microeletrônica do aparelho.
O projetor propriamente dito, contido em um invólucro de vidro medindo 3 mm x 4 mm, oscila tão rapidamente que o laser pode ser projetado sobre uma superfície até 20.000 vezes por segundo. A resolução ainda é baixa em comparação com os projetores grandes, equivalente a uma imagem VGA (640 x 480px).
Além do entretenimento e da área de negócios, os pesquisadores estão vislumbrando várias outras aplicações, em particular na indústria automobilística e até em salas de cirurgia.
Por exemplo, o microprojetor poderia ser utilizado para projetar informações diretamente no pára-brisas, como velocidade, informações do GPS, etc.
As aplicações médicas foram sugeridas pelas próprias empresas de tecnologia médica, que mostraram interesse em usar a tecnologia para projetar informações relacionadas a uma cirurgia diretamente sobre o paciente, evitando que o cirurgião tenha que levantar a cabeça para olhar para uma tela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário